nstituto Butantan desmente fake news e afirma que vacinas têm taxas de eficácia diferentes, mas todas protegem contra a doença
É falsa a informação de que, ao tomar vacina contra o coronavírus, as pessoas ficam com a imunidade mais baixa. O caso foi esclarecido pelo Instituto Butantan, responsável pela distribuição da Coronavac no país e pela produção da vacina brasileira Butanvac.
Segundo o Instituto, uma fake news que circula na internet diz que o imunizante contra a covid-19 afeta o sistema imunológico e deixa o indivíduo propenso a contrair a doença.
No entanto, o Butantan, bem como as demais desenvolvedoras dos imunizantes, garantem que as vacinas têm taxas de eficácia diferentes, mas todas protegem contra a covid-19, criando anticorpos contra o novo coronavírus.
"Além disso, não prejudicam o sistema imunológico no combate a essa e outras doenças", acrescentou o Instituto.
REAÇÕES
De acordo com a bióloga com doutorado em genética humana Luciana Maria de Hollanda, toda e qualquer vacina pode causar algum tipo de reação principalmente em resposta aos componentes da injeção.
"As reações mais comuns são vermelhidão e inchaço no local, pode também desencadear tontura e febre. Em casos raros, alguns imunizantes desencadeiam efeitos colaterais graves. Porém, o risco disso ocorrer é menor do que contrair a doença", disse.
A infectologista Priscila de Marco da Silveira Frazão acrescenta que tais reações são normais, geralmente suaves e diminuem 72 horas depois de tomar a vacina. Esses efeitos inclusive mostram que a vacina é eficaz, viso que estimula o sistema imunológico. "As reações são leves melhoram rapidamente".
Aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde), no Brasil, as vacinas Coronavac e AstraZeneca, são seguras e promovem imunização contra o vírus.
A plataforma digital “Minha Saúde”, oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/teleatendimento/ O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. “Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, explana. A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivi
Comentários
Postar um comentário