A plataforma digital “Minha Saúde”, oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/teleatendimento/
O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. “Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, explana.
A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura de Indaiatuba sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde, foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Os dois serviços passaram por um período de testes por cerca de um mês e nesta quinta-feira (18) o “Minha Saúde” foi disponibilizado no site da prefeitura.
TELEATENDIMENTO COVID-19
O morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o “Minha Saúde” - Teleatentimento Covid-19, e fazer uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa. Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade o paciente passará para o atendimento médico online. Para isso é necessário ativar a câmera e microfone do dispositivo (celular ou computador).
A Secretaria de Saúde montou uma equipe de médicos que estará disponível para as consultas online diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h30 às 22h30. O médico dará todas as orientações necessárias, sendo elas os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.
No período de 26 de maio a 21 de junho, 364 pessoas utilizaram o teleatendimento para Covid-19. Desse total, 224 passaram pelo atendimento médico online e as demais 140, apresentaram sintomas leves e receberam as orientações devidas de cuidados com a saúde, sem sair de casa, ou seja, 38% dos atendimentos foram sanados sem a necessidade de consulta médica.
Vale lembrar que a Secretaria de Saúde continua oferecendo o WhatsApp da Saúde para tirar dúvidas com relação a diversos assuntos pertinentes à Secretaria de Saúde. O WhatsApp da Saúde é o (19) 9 9779-3856.
TELECONSULTA ESPECIALISTA
Dentro da plataforma “Minha Saúde” a Prefeitura está disponibilizando também a Teleconsulta Especialista, via chamada de vídeo, proporcionando acesso ao especialista, oferecendo consultas para os pacientes que já possuem encaminhamentos. Garantindo consulta médica com segurança, no conforto de sua casa
O sistema, já implantado, está em fase de adaptação. Os pacientes selecionados para o atendimento on-line são triados pela equipe técnica da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Até o momento já foram realizados atendimentos de dermatologia, neurologia, vascular, urologia, hematologia, cardiologia e reumatologia. Caso o médico identifique a necessidade de atendimento presencial, automaticamente será agendado.
A equipe de regulação é a responsável para entrar em contato com o paciente, confirmando se ele tem acesso a internet e e-mail. Será então realizado o agendamento da consulta e o paciente receberá um link por e-mail ou WhatsApp. Caso a consulta seja realizada por celular ou tablet, é necessário que o paciente baixe o aplicativo “Jitsi Meet”, através do Google Play em aparelhos Android ou pela App Store, no caso de Iphone ou Tablet. Na data e horário marcados o paciente deverá acessar o link enviado pela Secretaria de Saúde.
Novo prédio do HAOC: mais espaço, conforto e qualidade de atendimento Quatro pavimentos são equipados com apartamentos para internação; no térreo o Novo Pronto Atendimento realiza atendimento 24 horas de crianças e adultos Os pacientes que necessitam passar por um período de internação hospitalar já podem usufruir dos novos apartamentos do prédio anexo do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). Dos quatro pavimentos para internação, dois são destinados para usuários de planos de saúde e particulares, com quartos que dispõem de comodidades aos pacientes, tais como os modernos leitos hospitalares, com acionamento eletrônico de altura e inclinação, banheiro, frigobar, ar condicionado, TV à cabo, janelas para iluminação natural e circulação de ar, mesas para refeição, poltronas para acompanhantes, assim como todos os equipamentos necessários para os cuidados médicos, equipe de profissionais capacitada, treinada, experiente e humanizada. O acesso ao prédio anexo...
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