Pular para o conteúdo principal

HAOC celebra 90 anos com solenidade no plenário da Câmara

 



                                      Evento teve abertura da Orquestra Jovem de Indaiatuba e homenagem a funcionários


O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) comemorou na última terça-feira, 27 de junho, 90 anos de inauguração, com a realização de uma solenidade no plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba. A abertura ocorreu com a apresentação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, sob regência do maestro Felipe Oliveira. 

A solenidade teve mesa composta pelo superintendente do HAOC, Renato Sargo, o presidente da Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC), Marcio Gonçalves Moreira, e o diretor geral do HAOC, Edmir Deberaldini. Também fizeram parte da mesa o vice-prefeito, Tulio José Tomass do Couto, o vice-presidente da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine, a secretária da Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia. A solenidade contou ainda com a presença dos diretores Marco Antonio Barroca (administrativo), Ronaldo José Garcia (financeiro), José Carlos Ribeiro da Motta Filho (técnico), e Rui Carlos Souto da Silva (clínico), assim como o membro do conselho curador da FLBC, Luiz Gonzaga da Silveira Arruda Neto.

“Essa homenagem é para todos que fizeram essa história do HAOC. À família inteira dos descendentes do casal Augusto e Leonor, ao Renato Sargo liderando as equipes, à dedicação de todos os funcionários, a quem agradeço de coração (...) Essa missão vai continuar, e vamos rumo ao centenário do HAOC”, declarou o presidente da Fundação Leonor de Barros Camargo, Marcio Gonçalves Moreira.

Dr. Edmir Deberaldini, diretor geral do HAOC, apontou os principais números mensais do hospital: 1.200 internações; 20 mil atendimentos em PA e PS; 700 cirurgias. “Mas o hospital só consegue estas realizações porque é “tocado” por pessoas, estas sim grandes heroínas e heróis, alguns inclusive deram suas vidas durante a pandemia há aproximadamente dois anos. Por isso homenageamos hoje nossos coordenadores de setor, e deixamos nosso agradecimento, em nome da Fundação Leonor de Barros Camargo, pela dedicação e profissionalismo de todos”.

Na sequência foi feita uma homenagem a todos os 1270 funcionários e colaboradores, assim como os 271 médicos do corpo clínico, através da entrega de uma lembrancinha para 46 gerentes, coordenadores, supervisores, que, representando suas equipes, replicarão à toda equipe HAOC esta comemoração pelas nove décadas de instituição.

História

Por volta de 1920 um casal de paulistanos, donos de algumas propriedades também no interior de São Paulo, entre elas, uma fazenda de cultivo de café em Indaiatuba, ao constatar a impossibilidade de terem filhos legítimos decidiram que seus bens deveriam ser transformados em obras sociais que fossem desfrutadas por toda uma comunidade carente. É assim que começa a história do "filho" de Augusto e Leonor de Oliveira Camargo: a Instituição Beneficente Augusto de Oliveira Camargo, atual Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), hoje com 90 anos de serviços prestados à população local.

Augusto e Leonor se sensibilizaram com a precária assistência à saúde a que se submetiam os trabalhadores das fazendas existentes em Indaiatuba. Com o auxílio e experiência dos profissionais que atuavam no primeiro hospital da capital paulista, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, elaboraram a planta do HAOC e as obras foram iniciadas na década de 1920, comandada pelo irmão de Leonor, Francisco de Paula Leite. 

Em 1933, nasce então o primeiro hospital de Indaiatuba: o HAOC, que abriu suas portas com a certeza de que significaria a mudança da qualidade de vida das pessoas que residiam em Indaiatuba, pois prestaria um serviço médico gratuito aos carentes

Texto: Assessoria de Imprensa HAOC – Heloisa Pignatelli Santaliestra

Fotos: Sacha Ueda 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indaiatuba tem plataforma de atendimento virtual "Minha Saúde" para pacientes do SUS

A plataforma digital “Minha Saúde”, oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/teleatendimento/ O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. “Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, explana. A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivi

Saúde divulga dicas de fim de ano para prevenção contra Dengue, Chikungunya e Zika Virus

  Região de Votuporanga e Minas Gerais são áreas de maior atenção para turistas neste fim de ano A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Operações Contra a Dengue, faz um alerta à população de Indaiatuba para a necessidade de intensificar os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no final de ano em decorrência das viagens e visitas familiares. De acordo com o acompanhamento sistemático da situação epidemiológica de casos confirmados no Estado de São Paulo e Região Metropolitana de Campinas, a Secretaria de Saúde demonstrou um avanço das doenças Dengue, Chikungunya e Zíka Vírus, principalmente na região de Votuporanga, onde existe a circulação do vírus Denv3 e no Estado de Minas Gerais, onde circula o vírus Denv4. As pessoas que têm viagens planejadas, sejam elas para qualquer lugar, devem ficar atentas para os locais onde há concentração de número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A recomendação é que busquem informações com a Vigilân

Laboratório do HAOC inaugura unidade na Rua 24 de Maio em Indaiatuba

O laboratório de análises clínicas do HAOC iniciou neste mês os atendimentos em mais uma unidade, localizada na rua 24 de Maio, número 1.347, Centro de Indaiatuba. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 17h. A unidade da Rua 24 de Maio está equipada com cinco salas de coleta, sala de coleta de longa duração com confortáveis poltronas, sala para pequenos procedimentos e espaço para desjejum. Para conforto dos usuários, além das vagas de estacionamento em frente ao laboratório, há também convênio com estacionamento próximo. No local é possível realizar coleta para exames laboratoriais, como os exames de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Hemostasia, Parasitologia, Urinálise, Microbiologia e Genéticos. Para mais informações: (19) 3328-3911; (19) 3328-3912. O Laboratório HAOC conta também com unidades no próprio Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Rua 9 de Dezembro, 70, Jardim Pedroso); Unidade 09 de Julho (Rua 09 de Julho, 194, Centro); e Clínica MF (Rua