Pular para o conteúdo principal

Saúde divulga dicas de fim de ano para prevenção contra Dengue, Chikungunya e Zika Virus

 


Região de Votuporanga e Minas Gerais são áreas de maior atenção para turistas neste fim de ano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Operações Contra a Dengue, faz um alerta à população de Indaiatuba para a necessidade de intensificar os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no final de ano em decorrência das viagens e visitas familiares.

De acordo com o acompanhamento sistemático da situação epidemiológica de casos confirmados no Estado de São Paulo e Região Metropolitana de Campinas, a Secretaria de Saúde demonstrou um avanço das doenças Dengue, Chikungunya e Zíka Vírus, principalmente na região de Votuporanga, onde existe a circulação do vírus Denv3 e no Estado de Minas Gerais, onde circula o vírus Denv4.

As pessoas que têm viagens planejadas, sejam elas para qualquer lugar, devem ficar atentas para os locais onde há concentração de número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A recomendação é que busquem informações com a Vigilância em Saúde do município de destino e adotem métodos de prevenção destas doença, entre eles, o uso de repelentes de acordo com as instruções descritas no rótulo da embalagem e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a eliminação de possíveis criadouros no local de hospedagem, a manutenção de portas e janelas fechadas e o uso de calças e camisas de manga comprida de preferência com cores claras para não atrair mosquitos.

Além da prevenção no deslocamento, o Coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti, atenta para os cuidados com a residência durante a ausência dos moradores. “A orientação é não deixar objetos que acumulem água na casa fechada, nem expostos à chuva”. Outro alerta é direcionado aos moradores de imóveis com piscinas, nesses casos, os moradores devem solicitar a parentes e pessoas de confiança que tratem a piscina com cloro semanalmente.

Quem possui animais de estimação também precisa ter atenção redobrada. Caso não possa deixá-los aos cuidados de outro responsável, o tutor deve recorrer a alguém de confiança para visitas em dois períodos diários para alimentação e higienização dos recipientes e espaço dos animais. A água deve ser trocada diariamente e a vasilha deve ser lavada com o uso de uma bucha para limpeza.

Aos moradores que ficarão em Indaiatuba durante as festas de final de ano, a Secretaria de Saúde orienta que seja verificado o seu imóvel 10 minutos por semana e que seja realizado a eliminação dos potenciais criadouros, mantendo as calhas e ralos externos limpos e/ou fechados, em caixas d’água e latas de lixo, deixar os tonéis fechados e não manter pratos embaixo de vasos de plantas, lembrando que o mosquito procurará qualquer recipiente que acumule água para depositar seus ovos na parede deste recipiente, não diretamente na água.

O período de maior intensidade biológica do Aedes aegypti é entre outubro e abril, sendo que o período dos casos confirmados da doença permanece entre janeiro e julho, com maior pico entre abril e maio e de acordo com esses dados, a equipe de Controle da Dengue do município, realiza ações para evitar o disparo de casos da doença na cidade. As condições climáticas do Verão, com chuvas e altas temperaturas, junto ao deslocamento de pessoas nessa época são fatores que influenciam a alta do índice da doença.

Sintomas

Os sintomas da dengue são febre, usualmente entre dois e sete dias, náuseas, vômitos, dor muscular, dores nas juntas articulares, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Em caso de sintomas destas doenças durante a viagem ou no retorno, é necessário procurar uma unidade de saúde de referência para atendimento, não tomar medicamentos sem orientação médica e informar ao profissional de saúde a localidade onde esteve nos últimos 14 dias.

Se os sintomas aparecerem de 22 de dezembro a 1º de janeiro, a população pode buscar por atendimento clínico no pronto atendimento do Hospital Dia, da UPA-24H, ou do HAOC. O Hospital Dia contará com plantões especiais de fim de ano nos dias 22, 26, 27, 28, 29 de dezembro das 7h às 17h e 2 e 3 de janeiro das 7h às 19h. A partir das 12h do dia 2 de janeiro de 2024, todas as unidades básicas de saúde retomarão seus atendimentos normalmente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indaiatuba tem plataforma de atendimento virtual "Minha Saúde" para pacientes do SUS

A plataforma digital “Minha Saúde”, oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/teleatendimento/ O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. “Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, explana. A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivi...

Horários de visita no HAOC Indaiatuba

  O Hospital Augusto de Oliveira Camargo, mantido pela Fundação Leonor de Barros Camargo, Entidade Beneficente de Assistência Social, dispõe de Setores de Internação, Pronto Socorro 24 horas, UTI Adulto e Neonatal, Tomografia, Mamografia, Raio X, Laboratório, Agência Transfusional, Salas Cirúrgicas, Endoscopia, Laparoscopia, Litotripsia e Cardiologia. Com profissionais Médicos, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Nutrição e Dietética, Farmacêutica, e com os Departamentos de Segurança, Recepeção, Higiene, Lavanderia, Costura, Almoxarifado, Compras, Manutenção, Geradores e Reservatórios de gases medicinais. A administração do Hospital é exercida pela Diretoria Executiva, com o apoio dos serviços de Contabilidade, Departamento Pessoal, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Educação Continuada, Faturamento de Contas, SAME, Tesouraria e Dados Informativos. Toda essa estrutura, funcionando coordenadamente tem como objetivo final e principal a recuperação e o bem estar dos pacie...

Cirurgia oncológica inédita é realizada no Hospital Santa Ignês

  Procedimento durou mais de 10 horas e contou com equipe multidisciplinar do Hospital, paciente já teve alta Uma cirurgia oncológica inédita e que durou mais de 10 horas foi realizada no Hospital Santa Ignês para tratar um câncer no peritônio. O procedimento compreendeu na remoção de tumores no abdômen que estavam no intestino, fígado, vesícula, útero e ovários além da lavagem intra-abdominal com doses de quimioterapia em solução aquecida (HIPEC). A intervenção contou com a participação da equipe de cirurgia oncológica e demais equipes do Hospital.  A paciente recebeu alta hospitalar sete dias depois da cirurgia e segundo a equipe médica oncológica, tem “boa chance de cura desse tipo de câncer que é incomum e complexo”.  De acordo com o cirurgião oncológico do Hospital Santa Ignês, Dr. Pedro Ricardo de Oliveira Fernandes, as condições e preparações clínicas, aliadas à determinação da paciente (jovem e sem comorbidades significantes), somado ao empenho das equipes e profi...