Pular para o conteúdo principal

Neste mês de junho o Hospital Augusto de Oliveira Camargo completa 88 anos.

 

No mês de junho o Hospital Augusto de Oliveira Camargo completará 88 anos.

Foi fundado em 27 de junho de 1933, quando Indaiatuba tinha entre 3 à 5 mil habitantes com 150 leitos. No dia da inauguração, tinha 1 (um) paciente internado.
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo começou a ser construído em 10 de outubro de 1928, por iniciativa do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo, e foi inaugurado em 27 de junho de 1933, data em que Augusto completava 82 anos de idade.



Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Paula Leite Barros, que após o casamento adotou o sobrenome Barros Camargo. Como eles não podiam ter filhos, direcionaram parte dos bens para ações e obras beneficentes, sendo a construção de um hospital em Indaiatuba nos anos 1930 um ato vanguardista e uma iniciativa por zelar pela saúde da população da Indaiatuba. Já naquela época foi idealizada a Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do HAOC, que conta em seu conselho com descendentes das famílias de Augusto e Leonor, permitindo a continuidade do projeto do hospital filantrópico.

(Para você ter uma ideia, em 2010 a população de Indaiatuba era de 201.619 mil habitantes e agora, 5 anos depois, em 2021, o IBGE presume que tenhamos 256.223 pessoas [2020].

Todo o HAOC foi construído com dinheiro doado pelo casal Augusto de Oliveira Camargo e sua esposa Leonor de Paula Leite Barros.
Veja a publicação do jornal ” Correio Paulistano” de 22 de março de 1935 sobre o HAOC:


Novo Pronto Socorro marca a expansão do HAOC

 

O prédio possui 2.086,08 metros quadrados de área, sendo 1.618,43 metros quadrados no pavimento térreo e 467,65 metros quadrados no subsolo. A unidade abriga duas salas de observação individuais adulto e uma individual infantil; sala para pacientes graves; salas de observação infantil com seis leitos e observação feminino e masculino, com cinco leitos cada, todas atendidas por banheiros acessíveis.

 

O Pronto Socorro também conta com salas de espera adulto e infantil, sanitários públicos (inclusive acessíveis); seis salas de exames para adulto e três para o infantil; sala de classificação de risco; coordenação; salas de gesso, raio x, sutura/curativos e de pequenos procedimentos.

 

O novo prédio ainda tem farmácia; enfermagem; central de abastecimento farmacêutico; medicação, inalação e aplicação adulto e infantil, sutura infantil; vestiários; salas de conforto médico e de estar; copa, vestiários, acesso de ambulância, e um corredor que liga o PS aos demais setores do Haoc.

 

A execução da obra ficou sob a responsabilidade da Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do hospital, e as secretarias de Obras e Vias Públicas e de Urbanismo e do Meio Ambiente concluíram os trabalhos de infraestrutura e paisagismo do entorno do prédio.

DIRETORIA

A diretoria do HAOC é composta pelo Superintendente Renato Sargo, o Diretor Geral, Dr. Edmir Deberaldini, o Diretor Administrativo, Dr. Marco Antonio Barroca, o Diretor Técnico, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho e o Diretor Financeiro, Ronaldo José Garcia.

O Conselho Curador da Fundação Leonor de Barros Camargo é presidido pelo Sr. Marcio Gonçalves Moreira e composta por Fernando Alencar Lara, Flávio Moraes e Silva, Agostinho de Camargo Moraes Neto, Luciano da Silva Carvalho, Renato Sargo e Luiz Gonzaga da Silveira Arruda Júnior.

textos: Blog Historias de Indaiatuba. – Site Prefeitura Indaiatuba – SITE HAOC







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indaiatuba tem plataforma de atendimento virtual "Minha Saúde" para pacientes do SUS

A plataforma digital “Minha Saúde”, oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/teleatendimento/ O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. “Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, explana. A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivi...

Horários de visita no HAOC Indaiatuba

  O Hospital Augusto de Oliveira Camargo, mantido pela Fundação Leonor de Barros Camargo, Entidade Beneficente de Assistência Social, dispõe de Setores de Internação, Pronto Socorro 24 horas, UTI Adulto e Neonatal, Tomografia, Mamografia, Raio X, Laboratório, Agência Transfusional, Salas Cirúrgicas, Endoscopia, Laparoscopia, Litotripsia e Cardiologia. Com profissionais Médicos, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Nutrição e Dietética, Farmacêutica, e com os Departamentos de Segurança, Recepeção, Higiene, Lavanderia, Costura, Almoxarifado, Compras, Manutenção, Geradores e Reservatórios de gases medicinais. A administração do Hospital é exercida pela Diretoria Executiva, com o apoio dos serviços de Contabilidade, Departamento Pessoal, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Educação Continuada, Faturamento de Contas, SAME, Tesouraria e Dados Informativos. Toda essa estrutura, funcionando coordenadamente tem como objetivo final e principal a recuperação e o bem estar dos pacie...

Cirurgia oncológica inédita é realizada no Hospital Santa Ignês

  Procedimento durou mais de 10 horas e contou com equipe multidisciplinar do Hospital, paciente já teve alta Uma cirurgia oncológica inédita e que durou mais de 10 horas foi realizada no Hospital Santa Ignês para tratar um câncer no peritônio. O procedimento compreendeu na remoção de tumores no abdômen que estavam no intestino, fígado, vesícula, útero e ovários além da lavagem intra-abdominal com doses de quimioterapia em solução aquecida (HIPEC). A intervenção contou com a participação da equipe de cirurgia oncológica e demais equipes do Hospital.  A paciente recebeu alta hospitalar sete dias depois da cirurgia e segundo a equipe médica oncológica, tem “boa chance de cura desse tipo de câncer que é incomum e complexo”.  De acordo com o cirurgião oncológico do Hospital Santa Ignês, Dr. Pedro Ricardo de Oliveira Fernandes, as condições e preparações clínicas, aliadas à determinação da paciente (jovem e sem comorbidades significantes), somado ao empenho das equipes e profi...