Pular para o conteúdo principal

Neste mês de junho o Hospital Augusto de Oliveira Camargo completa 88 anos.

 

No mês de junho o Hospital Augusto de Oliveira Camargo completará 88 anos.

Foi fundado em 27 de junho de 1933, quando Indaiatuba tinha entre 3 à 5 mil habitantes com 150 leitos. No dia da inauguração, tinha 1 (um) paciente internado.
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo começou a ser construído em 10 de outubro de 1928, por iniciativa do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo, e foi inaugurado em 27 de junho de 1933, data em que Augusto completava 82 anos de idade.



Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Paula Leite Barros, que após o casamento adotou o sobrenome Barros Camargo. Como eles não podiam ter filhos, direcionaram parte dos bens para ações e obras beneficentes, sendo a construção de um hospital em Indaiatuba nos anos 1930 um ato vanguardista e uma iniciativa por zelar pela saúde da população da Indaiatuba. Já naquela época foi idealizada a Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do HAOC, que conta em seu conselho com descendentes das famílias de Augusto e Leonor, permitindo a continuidade do projeto do hospital filantrópico.

(Para você ter uma ideia, em 2010 a população de Indaiatuba era de 201.619 mil habitantes e agora, 5 anos depois, em 2021, o IBGE presume que tenhamos 256.223 pessoas [2020].

Todo o HAOC foi construído com dinheiro doado pelo casal Augusto de Oliveira Camargo e sua esposa Leonor de Paula Leite Barros.
Veja a publicação do jornal ” Correio Paulistano” de 22 de março de 1935 sobre o HAOC:


Novo Pronto Socorro marca a expansão do HAOC

 

O prédio possui 2.086,08 metros quadrados de área, sendo 1.618,43 metros quadrados no pavimento térreo e 467,65 metros quadrados no subsolo. A unidade abriga duas salas de observação individuais adulto e uma individual infantil; sala para pacientes graves; salas de observação infantil com seis leitos e observação feminino e masculino, com cinco leitos cada, todas atendidas por banheiros acessíveis.

 

O Pronto Socorro também conta com salas de espera adulto e infantil, sanitários públicos (inclusive acessíveis); seis salas de exames para adulto e três para o infantil; sala de classificação de risco; coordenação; salas de gesso, raio x, sutura/curativos e de pequenos procedimentos.

 

O novo prédio ainda tem farmácia; enfermagem; central de abastecimento farmacêutico; medicação, inalação e aplicação adulto e infantil, sutura infantil; vestiários; salas de conforto médico e de estar; copa, vestiários, acesso de ambulância, e um corredor que liga o PS aos demais setores do Haoc.

 

A execução da obra ficou sob a responsabilidade da Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do hospital, e as secretarias de Obras e Vias Públicas e de Urbanismo e do Meio Ambiente concluíram os trabalhos de infraestrutura e paisagismo do entorno do prédio.

DIRETORIA

A diretoria do HAOC é composta pelo Superintendente Renato Sargo, o Diretor Geral, Dr. Edmir Deberaldini, o Diretor Administrativo, Dr. Marco Antonio Barroca, o Diretor Técnico, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho e o Diretor Financeiro, Ronaldo José Garcia.

O Conselho Curador da Fundação Leonor de Barros Camargo é presidido pelo Sr. Marcio Gonçalves Moreira e composta por Fernando Alencar Lara, Flávio Moraes e Silva, Agostinho de Camargo Moraes Neto, Luciano da Silva Carvalho, Renato Sargo e Luiz Gonzaga da Silveira Arruda Júnior.

textos: Blog Historias de Indaiatuba. – Site Prefeitura Indaiatuba – SITE HAOC







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indaiatuba tem plataforma de atendimento virtual "Minha Saúde" para pacientes do SUS

A plataforma digital “Minha Saúde”, oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/teleatendimento/ O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. “Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, explana. A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivi

Saúde divulga dicas de fim de ano para prevenção contra Dengue, Chikungunya e Zika Virus

  Região de Votuporanga e Minas Gerais são áreas de maior atenção para turistas neste fim de ano A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Operações Contra a Dengue, faz um alerta à população de Indaiatuba para a necessidade de intensificar os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no final de ano em decorrência das viagens e visitas familiares. De acordo com o acompanhamento sistemático da situação epidemiológica de casos confirmados no Estado de São Paulo e Região Metropolitana de Campinas, a Secretaria de Saúde demonstrou um avanço das doenças Dengue, Chikungunya e Zíka Vírus, principalmente na região de Votuporanga, onde existe a circulação do vírus Denv3 e no Estado de Minas Gerais, onde circula o vírus Denv4. As pessoas que têm viagens planejadas, sejam elas para qualquer lugar, devem ficar atentas para os locais onde há concentração de número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A recomendação é que busquem informações com a Vigilân

Laboratório do HAOC inaugura unidade na Rua 24 de Maio em Indaiatuba

O laboratório de análises clínicas do HAOC iniciou neste mês os atendimentos em mais uma unidade, localizada na rua 24 de Maio, número 1.347, Centro de Indaiatuba. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 17h. A unidade da Rua 24 de Maio está equipada com cinco salas de coleta, sala de coleta de longa duração com confortáveis poltronas, sala para pequenos procedimentos e espaço para desjejum. Para conforto dos usuários, além das vagas de estacionamento em frente ao laboratório, há também convênio com estacionamento próximo. No local é possível realizar coleta para exames laboratoriais, como os exames de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Hemostasia, Parasitologia, Urinálise, Microbiologia e Genéticos. Para mais informações: (19) 3328-3911; (19) 3328-3912. O Laboratório HAOC conta também com unidades no próprio Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Rua 9 de Dezembro, 70, Jardim Pedroso); Unidade 09 de Julho (Rua 09 de Julho, 194, Centro); e Clínica MF (Rua