Pular para o conteúdo principal

Neste mês de junho o Hospital Augusto de Oliveira Camargo completa 88 anos.

 

No mês de junho o Hospital Augusto de Oliveira Camargo completará 88 anos.

Foi fundado em 27 de junho de 1933, quando Indaiatuba tinha entre 3 à 5 mil habitantes com 150 leitos. No dia da inauguração, tinha 1 (um) paciente internado.
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo começou a ser construído em 10 de outubro de 1928, por iniciativa do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo, e foi inaugurado em 27 de junho de 1933, data em que Augusto completava 82 anos de idade.



Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Paula Leite Barros, que após o casamento adotou o sobrenome Barros Camargo. Como eles não podiam ter filhos, direcionaram parte dos bens para ações e obras beneficentes, sendo a construção de um hospital em Indaiatuba nos anos 1930 um ato vanguardista e uma iniciativa por zelar pela saúde da população da Indaiatuba. Já naquela época foi idealizada a Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do HAOC, que conta em seu conselho com descendentes das famílias de Augusto e Leonor, permitindo a continuidade do projeto do hospital filantrópico.

(Para você ter uma ideia, em 2010 a população de Indaiatuba era de 201.619 mil habitantes e agora, 5 anos depois, em 2021, o IBGE presume que tenhamos 256.223 pessoas [2020].

Todo o HAOC foi construído com dinheiro doado pelo casal Augusto de Oliveira Camargo e sua esposa Leonor de Paula Leite Barros.
Veja a publicação do jornal ” Correio Paulistano” de 22 de março de 1935 sobre o HAOC:


Novo Pronto Socorro marca a expansão do HAOC

 

O prédio possui 2.086,08 metros quadrados de área, sendo 1.618,43 metros quadrados no pavimento térreo e 467,65 metros quadrados no subsolo. A unidade abriga duas salas de observação individuais adulto e uma individual infantil; sala para pacientes graves; salas de observação infantil com seis leitos e observação feminino e masculino, com cinco leitos cada, todas atendidas por banheiros acessíveis.

 

O Pronto Socorro também conta com salas de espera adulto e infantil, sanitários públicos (inclusive acessíveis); seis salas de exames para adulto e três para o infantil; sala de classificação de risco; coordenação; salas de gesso, raio x, sutura/curativos e de pequenos procedimentos.

 

O novo prédio ainda tem farmácia; enfermagem; central de abastecimento farmacêutico; medicação, inalação e aplicação adulto e infantil, sutura infantil; vestiários; salas de conforto médico e de estar; copa, vestiários, acesso de ambulância, e um corredor que liga o PS aos demais setores do Haoc.

 

A execução da obra ficou sob a responsabilidade da Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do hospital, e as secretarias de Obras e Vias Públicas e de Urbanismo e do Meio Ambiente concluíram os trabalhos de infraestrutura e paisagismo do entorno do prédio.

DIRETORIA

A diretoria do HAOC é composta pelo Superintendente Renato Sargo, o Diretor Geral, Dr. Edmir Deberaldini, o Diretor Administrativo, Dr. Marco Antonio Barroca, o Diretor Técnico, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho e o Diretor Financeiro, Ronaldo José Garcia.

O Conselho Curador da Fundação Leonor de Barros Camargo é presidido pelo Sr. Marcio Gonçalves Moreira e composta por Fernando Alencar Lara, Flávio Moraes e Silva, Agostinho de Camargo Moraes Neto, Luciano da Silva Carvalho, Renato Sargo e Luiz Gonzaga da Silveira Arruda Júnior.

textos: Blog Historias de Indaiatuba. – Site Prefeitura Indaiatuba – SITE HAOC







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indaiatuba tem plataforma de atendimento virtual "Minha Saúde" para pacientes do SUS

A plataforma digital “Minha Saúde”, oferece dois serviços: Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma online. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/teleatendimento/ O Prefeito Nilson Gaspar explica que este é mais um serviço de alta tecnologia oferecido aos munícipes de Indaiatuba usuários do SUS. “Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus em que as pessoas devem ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, oferecemos orientações e consultas online para que a população possa se cuidar no conforto e segurança da sua casa. É uma inovação e mais uma vez Indaiatuba se destaca como uma das poucas cidades do Brasil a oferecer um atendimento médico tão avançado”, explana. A plataforma, criada em conjunto pela empresa Tivi...

Horários de visita no HAOC Indaiatuba

  O Hospital Augusto de Oliveira Camargo, mantido pela Fundação Leonor de Barros Camargo, Entidade Beneficente de Assistência Social, dispõe de Setores de Internação, Pronto Socorro 24 horas, UTI Adulto e Neonatal, Tomografia, Mamografia, Raio X, Laboratório, Agência Transfusional, Salas Cirúrgicas, Endoscopia, Laparoscopia, Litotripsia e Cardiologia. Com profissionais Médicos, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Nutrição e Dietética, Farmacêutica, e com os Departamentos de Segurança, Recepeção, Higiene, Lavanderia, Costura, Almoxarifado, Compras, Manutenção, Geradores e Reservatórios de gases medicinais. A administração do Hospital é exercida pela Diretoria Executiva, com o apoio dos serviços de Contabilidade, Departamento Pessoal, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Educação Continuada, Faturamento de Contas, SAME, Tesouraria e Dados Informativos. Toda essa estrutura, funcionando coordenadamente tem como objetivo final e principal a recuperação e o bem estar dos pacie...

Novo prédio do HAOC Indaiatuba: mais espaço, conforto e qualidade de atendimento

  Novo prédio do HAOC: mais espaço, conforto e qualidade de atendimento  Quatro pavimentos são equipados com apartamentos para internação; no térreo o Novo Pronto Atendimento realiza atendimento 24 horas de crianças e adultos  Os pacientes que necessitam passar por um período de internação hospitalar já podem usufruir dos novos apartamentos do prédio anexo do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). Dos quatro pavimentos para internação, dois são destinados para usuários de planos de saúde e particulares, com quartos que dispõem de comodidades aos pacientes, tais como os modernos leitos hospitalares, com acionamento eletrônico de altura e inclinação, banheiro, frigobar, ar condicionado, TV à cabo, janelas para iluminação natural e circulação de ar, mesas para refeição, poltronas para acompanhantes, assim como todos os equipamentos necessários para os cuidados médicos, equipe de profissionais capacitada, treinada, experiente e humanizada.  O acesso ao prédio anexo...